=

Click here to find the review atualizations

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Música: Letra e poesia


Cena do filme "Música e letra"

Enquanto a melodia por si só transmite um discurso que pode embalar o emocional de quem ouve, a letra tem o poder de ativar a memória quando fala de situações parecidas com as experiências vividas.


As vezes o refrão, um verso ou até mesmo apenas uma frase, traduz inteiramente um momento de felicidade ou tristeza, que ao ser lembrado com nostalgia é revivido. E fica pra sempre marcado. Por isso que ao saber o que contar em uma música , ou no conjunto delas , promove uma carreira sólida ao artista. E não apenas a potência da voz.

Um exemplo claro são as vezes em que  um artista vindo de programas musicais ,nem sempre consegue manter o sucesso depois de ganhar o prêmio. Mesmo depois de toda a visibilidade é esquecido enquanto o segundo ou terceiro colocado consegue aproveitar melhor o momento e alavancar a carreira. A questão é que no programa, as músicas em pauta já vem de um sucesso já pré existente ou há uma história por trás dela.

É aí que entra  uma outra questão  que deve ser considerada, a cena musical. Além dos artistas já consagrados e que estão atuantes até hoje, existe uma carência por novidades realmente autênticas. O que independe do estilo, podendo ser do rock à música regional do lugar mais remoto do país. E para saber onde se quer chegar, é preciso saber quem é e onde esse cantor se encaixa no contexto musical. As influências musicais em sua carreira, condicionam o artista em um determinado estilo que será o carro chefe em toda a sua carreira. E todo o repertório que escolhe, conta um pouco da própria história e da relação do artista com a música de forma mais reveladora e intimista.

E nada melhor do que a música para traduzir em versos e poesias  a nossa própria história.


Bom ou ruim, escreva sobre o que realmente é.