=

Click here to find the review atualizations

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Como você vende seu trabalho?


É dificil competir na internet? todo mundo quer likes, coraçãozinho , curtidas. Segue e compartilha! São as regras de engajamento, todos nós queremos que o nosso trabalho valha a pena. Queremos ser aceitos, pertencer a um grupo e ser estimados. Nos comportamos como marcas ou as marcas se comportam como a gente? Com todo mundo vendendo seu próprio peixe , desponta uma ferramenta muito utilizada : o marketing 


Mas o que você precisa saber hoje é que o marketing foi criado como uma ferramenta de convencimento. Surgida a partir do nascimento da indústria, com o objetivo de aprimorar todo o processo de vendas , a partir da produção até ao consumidor final. E como isso te afeta hoje? Bem , precisamos entender a dinâmica de mercado, para depois aplicarmos na nossa vida pessoal.

No nosso modelo capitalista, as trocas de mercadorias, produtos e serviços são regidas por diretrizes afim de promover uma estrutura social organizada. São procedimentos que viabilizam as relações de troca ( compra e venda ou outros) de forma disciplinada. São elas: a lei da livre concorrência ; a lei da livre iniciativa. 

Como você age com o seu concorrente? Bem , a lei da livre concorrência impõe limites e estabelece critérios. Com o objetivo de : atuar para coibir abuso do poder econômico , a destruição da concorrência  e aumento abusivo de preços. Por exemplo: se você é livre para produzir uma bolsa , montar uma loja e planejar o quanto você quer vender para ter a margem de lucro que deseja , é porque a organização da sociedade é construída para que essa oportunidade esteja acessível a você. Obviamente essas leis tem uma razão pra existir.


 A força econômica de um país é medida pela capacidade de seus cidadãos de gerar riquezas, de acumular reservas e de pagar impostos. Se o Estado permitir que um outro grupo , organização ou país não deixe você produzir a sua bolsa, que proíba que você tenha um lugar para oferecer seu produto e que não possa lucrar com o resultado do seu trabalho, isso afeta o conceito de território nação , o sistema político em que se está inserido e o sistema econômico. Você moraria em um país que qual o pensamento individual é mais forte que o coletivo? Onde as formas de exercer poder fossem estar sob domínio de autoridades ou grupos tirânicas? Ou que a arrecadação de impostos que você paga não fossem usados para beneficiar seu modo de vida com estabilidade e segurança? 


Essas duas leis são típicas de países com regimes democráticos e capitalistas, mas não é difícil encontrar dentro de democracias insurgências de grupos que querem concentrar o poder, independente do Estado. Você identifica quando vê algumas das seguintes ações:  quando o governo age para facilitar a acumulação de riquezas na mãos de poucos e reprimir direitos gerais a população ( aposentadoria , leis trabalhistas , benefícios sociais, acesso a educação) ; que a partir disso possibilita o surgimentos de  hierarquias que sem regulamentação oprimem com objetivo de condicionar o outro a sua dependência. 


Os carteis, os oligopólios podem usar sua vantagem competitiva e poder financeiro pra que a legislação opere em seu favor ou destruindo negócios que não tem capacidade de competir. Isso fere a livre inciativa. Conceitos como meritocracia e privilégios passeiam no limite da justificativa pela livre concorrência. Se um concorrente cria impedimentos que vão além da estratégia de convencimento e passa a prejudicar com a justificativa de ser melhor que ele, isso não pode ser visto como um ato  de competição regular. É apenas crime. 


A lei de livre inciativa garante a liberdade do indivíduo de desenvolver a atividade que lhe apraz , a livre contratação, direito a propriedade e possuir aquilo que produz . Se o sistema econômico não permite que haja trocas comerciais voluntárias e nem que nem que seja regido pela lei da oferta e da procura ( que são disponibilidade de matéria-prima e nicho de consumidores ) , então não é livre mercado.



Por isso o marketing se localiza nessa transição entre formas inconsequentes de interagir pelo êxito  para um limiar organizado que limita a interferência do Estado nas capacidades individuais de se desenvolver, mas atua de forma coletiva para resguardar que os parâmetros do sistema sejam respeitados.

Para obter uma boa colocação no mercado é preciso, manter uma postura profissional condizente com as exigências do setor a fim de obter notoriedade. E esse é um meio que auxilia na busca de uma boa colocação profissional.

A forma como você percebe essa realidade e pratica, define sua identidade como uma etiqueta social. E por conseguinte define a sociedade em que se quer viver. 




Reescrito 

30/08/2012