=

Click here to find the review atualizations

sábado, 24 de dezembro de 2022

A moda que importa

 


Se por acaso existisse um amigo secreto 
(secret santa) entre   celebridades?  Hipoteticamente, digamos que esse site tenha por amigo secreto , Florence Pugh, qual a melhor forma de presentear uma celebridade? Imagem é muito importante no meio artístico, então apenas observando o que costumam vestir não é suficiente, para cada um expressa a identidade que nos tornam únicos, e por fim se reflete em como falamos, agimos , nos comportamos e por fim como nos vestimos.


Florence tem uma personalidade extremamente forte e determinada, ao mesmo tempo que demostra ter apreço por segurança e estabilidade. Dificilmente se deixa levar pelas opiniões dos outros e encara os ambientes desafiadores como forma de obter reconhecimento, pelo seu esforço e dedicação.

 


Claramente , Florence não é old money fashion , mas como uma típica inglesa vive e trabalha no meio dos que são. A elegância é uma forte característica ligada à tradição. E é preciso se adaptar a esse ambiente que é extremamente definido pela aparência. New money fashion é o que caracteriza o processo de ascensão social, a mobilidade entre classes. Por outro lado, anda por entre os herdeiros, não significa , querer se tornar um deles. E sim expressar uma marca , uma comunicação e uma mensagem. E afinal é disso que se tratam desfiles e tendências lançadas em fashion weeks no início de cada estação.


Por esse mesmo motivo que não dá pra entregar a responsabilidade de sustentar o estilo pessoal nas mãos de um processo de consumo industrial que é feito para o mercado. A tendência tem como objetivo expressar as características de um tempo, de um período ou de uma conjuntura de necessidade popular e patronizar, sem necessariamente identificar a individualidade de cada pessoa.


Essa é a confusão que leva a cair no erro de pensar que, em copiar o estilo de outra pessoa, é possível se apropriar , daquele gosto, daquela identidade ou daquela forma. Uma cópia é só uma cópia. Um molde vazio. No final o que acontece é perceber que a pessoa não se comporta de acordo como a mensagem quem veste. Ou no mínimo, acaba vestindo a ideia de outra pessoa.


Com Pugh não é diferente. Sua personalidade forte não se reflete nas suas roupas. Não pelo que lhe falta ,mas pelo o que sobra . Com isso fica refém de vestir, o que os outros querem que ela seja. É possível deixar sua marca no mundo fashion, sem tentar parecer outra coisa. A começar pelas cores: ela sempre fica bem com tons fortes e fechados: vermelho, azul , verde , sempre em suas versões mais sóbrias. Enquanto a maquiagem pode ser manter alinhada com o seu tom de pele. O seu estílo é o punk rock, o que significa cortes ousados e rebeldes. Seus melhores decotes sempre são as fendas nas costas com pouco romantismo ou cores suaves , especialmente na parte superior. De preferência , fendas verticais assimétricas e busto mais justo, tipo envelope ou armadura, retomando algum indício de romantismo da cintura para baixo. Por fim , a rebeldia está nos detalhes, uma vez que os modelos clássicos podem absorver os seus tons e a sua mensagem.

Se fossem presentes , os seguintes o modelos chegariam em sua casa:


Alberta Ferratti


  E motivo da escolha desse vestido como uma opção que gostaria de ver a Pugh vestindo, é porque tons de rebeldia se expressam de forma inesperada.


  









Burberry 2018



Já essas opções são modelos com estilo tradicional , embora a paleta de cores diz exatamente oposto.











Segue abaixo algumas sugestões pra se inspirar ,para quem se identifica com o tema :