Uma das características mais marcantes das metrópoles cujo a propensão é para o entretenimento e mercado financeiro é a forte atuação no ramo da publicidade e propaganda. A primeira se dedica a difusão comercial de produtos e serviços, enquanto a segunda é a peça publicitária em si.
Embora haja registro desde a antiguidade , junto com a invenção da escrita, a propaganda se desenvolveu e profissionalizou com invenção da indústria. Os primeiros anúncios surgiram em jornais na Inglaterra em 1650 e nos EUA em 1704. No Brasil, em 1808, com o primeiro jornal do Rio de Janeiro. Logo depois veio o surgimento do rádio e da tv.
O surgimento dessa profissão é um fenômeno novo, como a carreira em administração, por exemplo. Surgiram a partir da produção em massa , que demandavam o escoamento para gerar lucro. Essa é a lógica do capitalismo . A concorrência imperfeita é aquela que a auto regulação do mercado quem diz o que é o melhor e consequentemente o líder naquele seguimento. É o que prevalece em detrimento do outros e por isso ganha mais ou tem uma parcela maior do mercado. Ao contrário do comunismo, cujo a concorrência perfeita significa que todas as empresas tem uma parcela igual de mercado. Por exemplo , em uma cidade em que existem 1000 habitantes e 4 empresas produzindo um determinado produto, cada uma terá a parcela de 250 clientes e assim é eliminado a concorrência. Nesse caso também a necessidade de propaganda porque não há disputa por clientes, nem expansão dos negócios. Nenhuma empresa se tornaria maior que a outra.
A função da publicidade é persuadir a preferência de um produto ou serviço, em detrimento de outro. A atividade que começou com o intuito de adquirir bens, também evoluiu o seu lado mais cruel que eram desde a comercialização de escravos , até o de propaganda enganosa, para iludir intencionalmente o consumidor. O processo de migração europeia , para o Brasil, por exemplo , foi baseado em panfletagem com promessas falsas sobre o país, para atrair trabalhadores rurais que substituiriam o trabalho escravo.
Desde então surgiram vários órgãos como o CONAR ( no Brasil) para regular a propaganda, porque é um serviço que é massificado e pode ser muito agressivo pois administra as expectativas de uma sociedade , assim como seus desejos e aspirações. A propaganda de guerra, usada na primeira e segunda guerras mundiais consolidaram a propaganda como arma política e governamental. Os ingleses utilizaram para persuadir os soldados contra seus supostos inimigos, de cunho preconceituoso. Já os alemães, na época, propagavam a superioridade ariana em detrimento dos judeus e outros povos. E assim manipulava as massas , cujo a doutrina dizia coisas como " toda a propaganda deve ser popular adaptando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos " e " para fazer o provo entrar em guerra basta faze acreditar que eles estão sendo atacados. nivelando por baixo e mantendo a população ignorante e fazendo-os acreditar que estão sempre em conflito, seria o meio mais fácil de manipula-los.
Por isso é importante entender qual o papel está ocupando agora e o qual se deve ocupar. Seja a empresa contratante, seja a empresa intermediária, seja o cliente. A abordagem essencial é aquela que conquistar manter e cultivar clientes, requererá um tanto de responsabilidade sobre isso. E aí está o tipo de impacto social que se almeja para atribuir valor ao produto. Caberá ao cliente decidir qual a orientação deseja estar inserido.
(25/02/2013)
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