=

Click here to find the review atualizations

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

O lado obscuro da força

 

Como você escolhe de " que lado " se posicionar na vida ? Você deseja estar do lado do 'bem' independente se isso te proporcionará maior ou menor grau de adversidades? ou prefere ser mau para conseguir o quer a qualquer custo , independente das consequências que isso provoque? Prefere ser bom naquilo que faz , sabendo que será desafiado pela  cobiça alheia, ou ser ruim não é importante desde que tenha a capacidade de deixar o seu entorno abaixo de você? Essa deve ser uma reflexão silenciosa , pra que possa avaliar o cerne das suas atitudes, de forma honesta.  Mas não é um texto para ensinar a ser bom ou sobre o que é ser do bem.

Ser uma pessoa malvada não é um problema hoje em dia. Moralidade passa por mudanças ao longo do tempo. O que nunca muda é a necessidade de prevalecer sobre  o outro naquilo  que almeja , a qualquer

custo, sob qualquer  circunstância. Antes de existir organizações sociais e até mesmo o conceito de moral, o que prevalecia era o instinto de sobrevivência, que apenas considerava uma das mais básicas e primitivas necessidades humanas. A medida em que foram formadas estruturais sociais , surgiram outras necessidades, como as de poder , reconhecimento e riquezas que não são essenciais para a sobrevivência. Dos quais também nasceram a necessidade de status. Condecorações e proezas diferenciam e separam um ser humano do outro por classes. Desde então foi construída uma ordem política em torno.


Star Wars é um filme que revolucionou o cinema ao contar a história pela ótica do malfeitor. Nele é descrito a trajetória de um homem  até o lado obscuro da força. Definições filosóficas classificam 3 formas para isso aconteça: A fraqueza, o ressentimento e  a sociedade.

 A fraqueza acontece a partir do momento que a capacidade humana é condicionada a imposição de limites no outro. Quando alcançar um objetivo não depende da competência, habilidade e aptidão  pessoal e compele a submeter  todo ambiente , a uma condição inferior. Seja por lei, por castração do outro, ou pela força.

O ressentimento é o que condiciona a fraqueza. A insatisfação é o impulso motor que projeta a reação de tirar dos outros, aquilo que se almeja. Quando uma pessoa fraca  não está feliz consigo mesma, o meio de obter o que se quer , é destruindo quem tem. É o que torna as pessoas em más.


Já a sociedade é o que glorifica essa condição. Primeiro por motivos econômicos. É necessário que insatisfação seja um motivo de compra. O descontentamento leva a comprar com o objetivo de se comparar ao outro ou pra provar alguma coisa. E não apenas pelas necessidades básicas de sobrevivência. Já as pessoas satisfeitas na vida, no trabalho, no amor consomem menos. Em segundo lugar é sobre a diferenciação de classes. É necessário um objeto de comparação. Mas riqueza , poder e beleza são os valores base de um sistema conservador e aristocrata cujo a fraqueza é manter outras classes sob domínio e submissão.


Atitudes como caridade por exemplo, não é uma demonstração de bondade, e sim a manutenção de uma posição. Por outro lado quando tem sua riqueza, status  ou beleza desafiados, suas fraquezas se manifestam. O outro fator é o poder. Cujo o terceiro motivo e mais perigoso , é a concentração de poder baseado na força como forma de governo. O hábito das atitudes individuais é o que levam a aceitação de regimes políticos dos quais os identifiquem. Daí nasce a moral da tirania.
















*
1705/2012// Revisado